Faça sua Loja Virtual!

loja virtual é a maneira mais eficaz de vender através da Internet. Investir em uma loja virtual aumenta a visibilidade, credibilidade e segurança para a sua marca.

Quando a Internet começou a existir na vida das pessoas, era até certa pretensão alguém querer ter uma loja virtual! Uma novidade bastante cara e nem tão eficaz para as empresas que buscavam comercializar seus diversos produtos.
Se voltarmos um pouco no tempo, vamos descobrir que Michael Aldrich inventou o que podemos chamar de o protótipo da compra online, em 1979, com transações eletrônicas com B2B (business to business) e B2C (business to commerce).
A partir daquele momento o sistema evoluiu e transformou-se numa das maneiras mais eficazes e seguras de vender através da Internet.

Baixo Investimento

O tempo passou e o valor de investimento para a aquisição de uma loja virtual ficou bastante acessível para todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. O custo-benefício é enorme, mas é preciso saber fazer, ou melhor, saber quem pode fazer isso pra você.
Porém, antes, um pouco de história. É importante você conhecer o caminho do E-Commerce no Brasil.

Loja Virtual ou E-Commerce no Brasil

Você precisa entender bastante sobre o E-Commerce no Brasil; afinal, é imprescindível ter noção do mercado em que você vai atuar. Dados como métricas, receitas móveis, taxas de conversão e valores médios dos produtos são nomenclaturas que precisam fazer parte do seu dia a dia.

Na imagem abaixo fornecida pelo E-Bit temos alguns números importantes do e-commerce no Brasil:

Webshoppers 2015 - 1º semestre

Vejamos alguns dados atuais:

  • 1 – O domínio do varejo
    O varejo domina as vendas online. Mais da metade do comércio é realizado pelas empresas que vendem apenas pela Internet e cerca de 40% corresponde àqueles que vendem de forma tradicional mas têm ofertas online.
  • 2 – A força dos smartphones
    Os smartphones têm participado cada vez mais da vida das pessoas. E com o E-Commerce não é diferente. Em média, 1 em cada 8 vendas online são realizadas através do celular.
    Nesse item é importante ressaltar a importância de investir numa Loja Virtual responsiva, que tenha uma abertura rápida e segura em todos os dispositivos moveis até mesmo em conexões 3G, pois a tendência dessa relação smartphones e Lojas Virtuais aumentarão nos próximos anos.
  • 3 – Os tablets estão com tudo
    As vendas online realizadas através dos tablets já representam cerca de 6% do total, em especial as empresas que vendem apenas no mundo virtual.
  • 4 – Fidelização Cerca de um terço dos clientes que adquirem produtos numa loja virtual e ficam satisfeitos voltam para realizar novas compras. Uma loja virtual com presença online expressiva, obtém uma taxa de fidelização ainda maior.
    Essa taxa tende a aumentar para aqueles que não se preocupam apenas em vender, mas também em fidelizar o cliente e enriquecer a experiência deste com a marca.
  • 5 – Crescimento anual
    A taxa média de crescimento anual no E-Commerce é de mais de 50% o que não deixa dúvidas do poder dessa ferramenta e das reais possibilidades de evolução nos próximos anos.

O que você precisa para ter uma loja virtual de qualidade?

Para ter uma boa loja virtual é preciso muito mais que a vontade de obter sucesso. Existem alguns requisitos importantes para não morrer pelo meio do caminho.

  • Foco – Sua loja virtual não pode enganar o cliente. Ele tem que ser direcionado rapidamente para a página onde estão as informações do produto que ele quer comprar.
  • Visibilidade – Você precisa de uma boa estratégia de SEO para estar bem posicionado nas buscas. Afinal, os clientes te encontrarão a partir de pesquisas realizadas nos mecanismos de busca. Por isso, você precisa estar na primeira página do Google; de preferência, nas primeiras posições.
  • Segurança – Não abra mão de utilizar na sua loja virtual os requisitos de segurança padrão. Para cartões de crédito, os dados do cliente não devem ficar gravados no sistema da sua loja virtual.
  • Credibilidade – Sua imagem é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. O cliente precisa estar seguro de que comprar com você é a melhor opção, tanto na qualidade do produto, quanto na segurança da transação e entrega do produto.
  • Atendimento – Não dificulte a comunicação com o seu cliente. Você precisa estar 24 horas disponível para atendê-lo. Utilize todas as mídias e ferramentas de comunicação online disponíveis. Não economize nesse ponto! Skype, 0800, telefone, chat, respostas de email automáticas, enfim, o seu cliente precisa se sentir importante, pois é ele que falará bem de você para as outras pessoas.

Vantagens de uma Loja Virtual

Existem inúmeras vantagens quando investimos na venda de produtos e serviços pela Internet. Por isso, se você ainda tinha alguma dúvida para investir em numa loja virtual, veja algumas vantagens que destacamos:

  • 1 – Maior comodidade para o consumidor na aquisição de um produto ou serviço.
  • 2 – Preços menores comparados à loja física, aumentando o volume de vendas.
  • 3 – Possibilidade de acesso a qualquer momento, 24 horas por dia, sendo necessário apenas haver uma conexão com a Internet.
  • 4 – Construção de um canal dinâmico, sem a burocracia que muitas vezes o cliente encontra nas lojas físicas.
  • 5 – Redução do custo operacional, pois você não terá gastos com vendedores, estrutura física (aluguel, contas de luz, pagamento de funcionários, etc).

Segurança de uma loja virtual

A segurança na sua loja virtual precisa ser levada muito a sério; afinal, estão em jogo a sua marca e o dinheiro do seu cliente.
Ao contrário do que muitos imaginam a segurança de uma loja virtual não se resume a efetuar uma entrega no prazo e no endereço solicitado. O ambiente da sua loja virtual precisa transmitir segurança nas transações. Caso contrário, o cliente não vai se sentir seguro para fornecer informações sobre o cartão de crédito e endereços, por exemplo.
Sua plataforma precisa proteger o pagamento feito pelo seu consumidor e também os dados privados dele, para que não caiam nas mãos de bandidos virtuais.

Meios de pagamento de uma Loja Virtual

Uma loja virtual deve dispor de todas as possibilidades possíveis de pagamento, pois, quanto mais opções, mais chances do consumidor fechar a compra com você. E não faltam alternativas:

  • 1 – Diferentes bandeiras de cartão de crédito;
  • 2 – Boletos bancários;
  • 3 – Débito em conta;
  • 4 – Possibilidades de parcelamento com e sem juros.
  • 5 – Intermediadores de pagamento (terceirização do pagamento), como o PagSeguro e PayPal.
  • 6 – Outros meios alternativos, como Moip, GetNet, Mercado Pago, etc.

Quem pode fazer a melhor Loja Virtual para você?

Agora que você percebeu a importância e as vantagens de investir numa loja virtual, você precisa encontrar quem pode fazer um serviço de excelência para você.
Nós somos especializados em desenvolvimento de lojas virtuais e posicionamento das mesmas no Google! Nossa experiência de mais de uma década atuando no desenvolvimento de sites e lojas virtuais nos capacita para desenvolver um grande projeto junto à sua empresa.
Desenvolvemos para você uma loja virtual responsiva, segura, blindada, com credibilidade e comunicação perfeita entre você e o seu público. Tudo isso atrelado a um SEO de alto nível, para transforma-la em uma máquina de vendas.

Loja Virtual
5.00 avg. rating (99% score) - 351 votes

Comente sobre esse post!